Wednesday, February 20, 2008

A Lancome que me desculpe, mas La Prairie é essencial

Não vou usar de falsa modéstia. Como diz uma amiga, em matéria de pele sou profissional. Leio artigos acadêmicos sérios, entro em sites pra ver as novidades e principalmente: compro. E muito! Do novo rímel da Avon até o secular e badaladíssimo Creme de La Mer. Tudo vale.

Minha questão de hoje são os filtros solares. Siiiim, todas nós já sabemos que temos que usar filtro solar todos os dias. Todos os dias, mesmo. Não importa se faça chuva ou sol. Sabemos, também, que temos que esperar 30 minutos para fazer efeito e que os médicos concordam que a quantidade usada sobre a pele deveria ser bem superior ao tantinho que espalhamos no rosto todos os dias.

Alguns estudos também dizem que acima do SPF 30 a porcentagem de proteção só sobe 1% para cada 10 pontos SPF. Resumindo sua loçãozinha com SPF 30 é igual aquele super bloqueador 60. Tudo vai depender de quanto você vai colocar no rosto e do quanto vai se expor ao sol.

Mas isso tudo só serve para introduzir o essencial. Quando se trata de filtros solares estamos falando de textura. Afinal, do que adianta proteger o DNA da pele, se é oleoso e dá um monte de espinhas.

Então, um poucos dos melhores que estão por aí:

1 - Minesol Actif 30. A textura é aveludada, ajuda a clarear a pele e é mais barato que a concorrência. Combinação Per-fei-ta.
2 - Helio Care 50. Quem já teve espinhas, como eu, vai entender. Textura leve, mas que não resseca. Bem mais caro que a média, mas vale a pena.
3 - Clarins UV Plus. Ganhou um merecido prêmio da Elle francesa e da Allure. Tem textura fresca, protege bem do sol e até da poluição.
4 - Avène 40 loção. Honesto. Faz o que anuncia e nada mais. Uma boa opção, se não quiser pensar muito.


E agora, o melhor dos piores:

1 - Helio Block. Inacreditável. Parece que todos foram abduzidos por uma seita que faz você crer que o filtro realmente funciona. Parabéns pessoal de Marketing.
2 - Nivea. Deveriam dar de brinde uma pomada anti-histamínica. Minha pele do braço literalmente virou uma escama até cair.
3 - Lancome. Se quiser gastar dinheiro à toa, essa é a melhor maneira. A textura parece fluida, só que é super gordurosa e não fixa na pele. Uma lástima.
4 - SunMAX Gel. Parece piloto para produto de quinta categoria.



Tuesday, February 19, 2008

Eu descobri que o amava no minuto que o vi naquela igreja. Ele suava no smoking alugado e um frio me subia lentamente a espinha, enquanto a noiva caminhava pelo corredor.

Eu tive certeza de que ele era o amor da minha vida

Alguns anos se passaram. Vários meses. Muitos dias. Mas eu não percebia. Não sabia que meu descaso estava deixando que o amor da minha vida fosse embora. Eu estava praticamente o empurrando para um precipício. Fundo demais para que eu pudesse mergulhar.

Saíamos todos os fins de semana. Ele me contava todos os seus segredos. Eu contava a maioria dos meus. Dividíamos incertezas e eu o ajudava em projetos que nunca iriam sair do papel. Algumas vezes planejávamos dias brilhantes. Muitas vezes marcamos uma viagem à Europa.

Ele reservava os melhores filmes para assistir ao meu lado e confessava em quais ele chorava escondido. Pedia que eu me interessasse por seu novo livro e queria a minha opinião em todos os seus textos.

Compramos juntos os móveis de sua casa nova. Eu via sua alegria ao dividir comigo seus medos e a insegurança em relação à cor do sofá. Eu sabia que uma chaise long de zebra jamais ficaria bem com aquele sofá quadriculado. Comprei umas almofadas floridas para sua sala e umas pequenas caixas para sua namorada.

Meu vestido era assinado por um dos estilistas mais badalados do momento e minha maquiagem, naturalissima, tinha sido feita para dar aquele look de quem acabou de sair do banho. Comentei com uma amiga ao lado sobre o cabelo da mulher da fileira 3. Ela não achou engraçado. Nesse dia eu tinha recebido um aumento. Mas ainda não tinha contado para ninguém.

Lembrei que ele tinha prometido instalar o programa de gravar CD no meu computador. Enquanto eu não tivesse o programa, eu teria que deixar minhas fotos em seu computador. Mas ele só voltaria daqui a 1 mês de lua de mel. Essa seria a primeira vez que nos separaríamos.

Eu queria fugir. Jogar fora todos os presentes que já tinha dado. Dizer que a decoração estava uma lástima e acabar, de uma vez por todas, com aquela farsa que estava sendo montada em frente a tantas pessoas. Queria ser mais Fiona Apple e menos Charlotte Ginsburg. Mas sorri.

Olhava com descrença e não entendia o porquê de nada. Ele que nunca quis casar. Que tinha horror à festas grandiosas. Ele que tinha sonhado estudar em Paris e que sempre tocava guitarra com os olhos fechados.

Mesmo ali, eu ainda não acreditava. Eu precisava de uma prova mais definitiva que toda aquela cena. Passei todo o tempo esperando um final cinematográfico. Olhava todo o tempo para a porta achando que dela entraria alguém para me tirar do pesadelo. Alguém para dizer que aquilo não poderia acontecer.

Esperei que o fim da cerimônia estivesse perto, para que eu tivesse certeza de que a perda era realmente um fato consumado. Eu queria provas. Queria, também, testemunhas.

Foi chegando à hora dos cumprimentos e eu estava em uma posição que todos notariam se eu fosse embora. Então fiquei.

Ali, naquela igreja, eu tive certeza de que ele era o amor da minha vida.